FICHAMENTO - ESCOLHENDO O PERCURSO METODOLÓGICO - 4º Período

Blog de pedagogia :Estudando Pedagogia, FICHAMENTO - ESCOLHENDO O PERCURSO METODOLÓGICO - 4º Período

  Para Monografia 

 REFERENCIAL TEÓRICO

TEXTO 9 - GONSALVES, E. P. Escolhendo o percurso metodológico. In: ___ Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3º ed. Campinas: Alinea, 2003, p. 61-73.

 Escolhendo o percurso metodológico

O percurso medológico se refere ao caminho a ser trilhado para que você atinja os objetivos que definiu. Conjunto de técnicas e de procedimentos para a coleta de dados empíricos que significa o caminho a ser percorrido.

A questão metodológica é:

  1. Ampla

  2. Indica o processo de construção do pensamneto para compreender a realidade social.

  3. Postura epistemológica na relação sujeito-objeto do conhecimento.

  4. Estudo dos caminhos a serem seguidos, incluindo os procedimentos escolhidos.

 A escolha do método remete para uma posição teórica: positivista, estruturalista, dialética, fenomenológica, dentre outras, devendo ser explicitada. Trata-se de evidenciar como você está se aproximando do seu objeto de estudo e como você pretende aborda-lo. Na metodologia do projeto você deverá explicitar os procedimentos que pretende utilizar na produção dos dados, tais como: entrevista, questionários etc. De maneira clara, objetiva e por qual motivo foi escolhido tal procedimento. Cada procedimento tem suas variações, por exemplo, uma entrevista pode ser: estruturada, semi-estruturada ou não estruturada, devendo esclarecer a sua opção.

A criatividade e a intuição reveladora de uma sensibilidade intelectual, pode ser um ato de conhecimento e um poderoso elemento do processo de pesquisa, mas depende do processo de investigação, de forma mais específica, deve distinguir a direção do seu olhar. Contemplando os seguintes pontos:

Tipo de pesquisa

  1. Sujeitos da pesquisa

  2. Espaço da pesquisa

  3. Coleta de dados

  4. Análise de dados ( não é tratado neste livro)

  5. Cronograma

1. Tipos de Pesquisa

Podemos classificar as pesquisas segundo os seguintes critérios: os seus objetivos, procedimentos de coleta, fontes de informação e natureza dos dados.

1.1. Tipos de pesquisa segundo seus objetivos

Indagar sobre suas metas, suas finalidades e qual o tipo de resultado esperado, considerando como critério o objetivo a ser alcançado. Podem-se registrar cinco tipos de pesquisa: a exploratória, a descritiva, a experimental e a explicatica.

A pesquisa exploratória: é aquela que se caracteriza pelo desenvolvimento e esclarecimento de idéias, com objetivo de oferecer uma visão panorâmica, uma primeira aproximação a um determinado fenômeno pouco explorado.

 A pesquisa descritiva objetiva: escreve as características de um objeto de estudo.

 A pesquisa experimental: é aquela que se refere a um fenômeno que é reproduzido de forma controlada, submetendo os fatos à experimentação (verificação), buscando, a partir daí, evidenciar as relações entre os fatos e as teorias. Exige observação sistemática dos resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas.

 A pesquisa explicativa: pretende identificar os fatores que contribuem para ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno.

1.2. Tipos de pesquisa segundo os procedimentos de coleta

Nesse caso, o critério para classificar a pesquisa é o tipo de procedimento utilizado tais como: experimento, levantamento, estudo de caso, bibliográfico, documental e participativa.

Pesquisa de campo: é o tipo de pesquisa que pretende buscar informação, exigindo do pesquisador um encontro mais direto, precisando ir ao espaço onde o fenômeno ocorre ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas.

Estudo de caso: é o tipo de pesquisa que previlegia um caso particular, uma unidade significativa considerada suficiente para análise de um fenômeno, indicando as possibilidades para a sua modificação.

Pesquisa participativa: tipos de pesquisa que compõem a efetiva participação da população pesquisada no processo de geração de conhecimento, que é considerado um processo formativo. Nessa modalidade estão incluídas pesquisas participativas, a investigação-ação e a sociopoética.

1.3. Tipos de pesquisa segundo as fontes de informação

Os tipos de pesquisa são agrupados segundo a natureza das fontes utilizadas.

  1. de campo;

  2. experimental;

  3. bibliográfica;

  4. documental

1.4. Tipos de pesquisa segundo a natureza dos dados

Pesquisa qualitativa: preocupou-se com a compreensão, com a interpretação do fenômeno.

Pesquisa quantitativa: remeteu para uma explanação das causas, por meio de medidas objetivas, testando hipóteses.

2. Os sujeitos da pesquisa

Neste item deverá explicitar a sua população-alvo e se for o caso indicar amostra, justificando os critérios adotados e suas características.

O objeto da pesquisa é o tema, questão que elegeu para a investigação. Os sujeitos da pesquisa se referem ao universo populacional que será privilegiado, as pessoas que faram parte do fenômeno a ser estudado. Portanto existem dois tipos de sujeitos: o sujeito investigador e o sujeito investigado, este último imerso em uma situação-problema que é o objeto da investigação do primeiro. O investigador interage com o sujeito e é dessa interação que os dados são produzidos. A realidade investigada é construída pela interação entre os sujeitos.

3. Espaço da pesquisa

O espaço e lugar da pesquisa não se limita apenas ao lugar, a cidade, o bairro onde será realizada a pesquisa.

O lugar indica o ponto de práticas sociais específicas que são denominadas com a presença. É o familiar, o concreto, o delimitado. No entanto, a dinâmica social atual tende a separar, cada vez mais, o "espaço" do lugar".

O espaço remete para as relações entre outros que estão ausentes, distantes em termos do lugar. A noção de espaço contempla muitos lugares.

4. A produção dos dados

Este é o momento que você deverá indicar os instrumentos a serem utilizados na pesquisa. A indicação não deve ser entendida com uma simples citação do tipo "pretendo utilizar o questionário". É importante deixar claro os critérios de escolha do instrumento, que informações pretende obter a partir da utilização deles e como será aplicado o instrumento escolhido.

5. Cronograma

É importante organizar um cronograma para delinitar o tempo que será utilizado para fazer a pesquisa, de forma sequencial e de acordo com as estapas de realização de pesquisa.

 

Atividade/ Mês

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

  • revisão bibliográfica;

 

 

 

 

 

 

 

  • elaboração dos instrumentos de pesquisa;

 

 

 

 

 

 

 

  • coleta de dados;

 

 

 

 

 

 

 

  • análise do material coletado;

 

 

 

 

 

 

 

  • preparação do relatório da pesquisa;

 

 

 

 

 

 

 

  • redação do trabalho final;

 

 

 

 

 

 

 

 

segunda 27 junho 2011 13:33 , em Trabalhos Acadêmicos



Nenhum comentário FICHAMENTO - ESCOLHENDO O PERCURSO METODOLÓGICO - 4º Período



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.200.90) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pedagogia

Precisa estar conectado para adicionar pedagogia para os seus amigos

 
Criar um blog